Catanduva será contemplada com cursos profissionalizantes gratuitos na área de confecção. A boa notícia é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Senai, formalizada em reunião entre o prefeito Afonso Macchione Neto e o coordenador de relacionamento da instituição, Robson Marques, em reunião no gabinete.
O convênio possibilita a implantação de cursos de formação inicial e continuada do Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP) do Senai. Inicialmente, serão dois cursos: Modelista de Roupas e Costureira de Máquina Reta e Overloque, ambos na modalidade de qualificação e com 160 horas de duração cada um.
As aulas serão ministradas em espaço cedido pela Prefeitura, no prédio da antiga Ceagesp. O município trata dos trâmites da capacitação de profissional que irá ministrar as atividades para, em seguida, iniciar os cursos. O trabalho é liderado pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert).
“Vamos implantar e iniciar as aulas de forma muito rápida. Não vamos medir esforços, pois nossa prioridade é o ensino e capacitação para o trabalho”, ressalta o responsável pela pasta, Fabio Rinaldi Manzano.
Macchione considera que a implantação dos cursos seja o primeiro passo para a instalação de uma unidade do Senai na cidade. O pedido foi reforçado por ele, no mês passado, ao presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, em visita ao município.
“Já temos um braço do Senai em forma de convênio. Esse é o primeiro passo para estreitar laços e pleitear novos cursos com o intuito de constituir um centro de aprendizagem do Senai no município”, celebra.
Por sua vez, o representante da instituição ressalta que o modelo de convênio firmado com o município segue parâmetros desenvolvidos a nível estadual, em cidades que já contam com unidade própria. “Vamos desenvolver em Catanduva o curso exatamente igual ao oferecido nas escolas do Senai, com certificado válido para todo o Estado de São Paulo.”
Fonte: Assessoria/Prefeitura